quarta-feira, 25 de julho de 2007

PARQUE DE MERENDAS DA NOSSA SRA. DO CALVÁRIO

O parque de merendas, situado junto à Capela e Miradouro da Sra. do Calvário, foi inicialmente construido em 2003. Este ano (2007) foi feita uma requalificação, e neste momento é um espaço de lazer muito apetecível para quem pretender passar algum tempo de qualidade ao àr livre.
O acesso a este local é feito de forma fácil, visto que a estrada se encontra toda alcatroada até ao parque. Se preferir, pode optar por fazer uma agradável caminhada até ao alto da serra pelo antigo caminho, todo ele em calçada portuguesa e tipico destas paragens.
O parque está equipado com bancos e mesas em granito e ainda assadores, para além da àgua potável de óptima qualidade e uma agradável sombra.
Vale a pena passar por lá, nem que não seja mais, para respirar o àr puro da Serra da Costa e maravilhar-se com a paisagem envolvente.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

IGREJA PAROQUIAL

A Igreja paroquial é um dos monumentos emblemáticos desta freguesia. Não é conhecido o ano de construção de tal monumento, contudo sabe-se que a última grande remodelação foi feita em 1750.
No seu interior podem encontrar belos altares de talha dourada. O tecto é de uma riqueza enorme composto por caixotões de madeira de castanho com mais de 100 pinturas de santos. Podem ainda encontrar no seu interior esculturas alusivas a santos venerados nesta paróquia de grande valor artistico e cultural.
Vale a pena entrar.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

LARGO DA FONTE DE BAIXO

Neste espaço situado próximo da Igreja Paroquial, são realizadas as festas da Paróquia em honra de Santa Bárbara e em Honra de Nossa Senhora das Graças.
As festas decorrem habitualmente no último fim de semana do mês de Agosto. Para quem nos pretender visitar nestas épocas festivas pode contar com uma série de actividades de cariz religioso e não religioso.
São realizados nestes dias duas porcisões sendo uma no Sábado e outra no Domingo. Podem contar ainda com as Bandas musicais que percorrem as ruas da freguesia e actuam da parte da tarde no coreto. Ao longo da noite, poderão participar nos bailes populares e apreciar o fogo de artificio que faz sempre parte. Para além de tudo isto, existem ainda outras actividades como a realização de jogos tradicionais, torneios de futebol e a actuação de ranchos folclóricos e de grupos etnográficos.
Não deixe de nos visitar. Verá que não se vai arrepender!

domingo, 1 de julho de 2007

AVENIDA 1º SARGENTO AUGUSTO TEIXEIRA DA COSTA




Esta Avenida, é a principal artéria de Vila Chã da Beira, atravessando toda a freguesia.
Através desta é feita a ligação aos Concelhos de Moimenta da Beira, Tarouca e Armamar para além de tantas outras localidades.
À Avenida, foi atribuido o nome de um grande benfeitor da freguesia, que foi o Sr. 1º Sargento Augusto Teixeira da Costa, responsável por muitas obras de grande importância a nível local.